terça-feira, 8 de junho de 2010

Palestra sobre Responsabilidade Civil e Norma de Desempenho


A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM) promove o curso Responsabilidade Civil e Norma de Desempenho, no próximo sábado (12), na sede do Sebrae Maringá. O curso tem início às 8 horas, com atividade até as 18 horas, e será ministrado pelo Engenheiro Civil, Valmir Pelacani.

O objetivo, explica Valdir Pelacani, é alertar aos profissionais, estudantes das áreas de engenharia e arquitetura e interessados envolvidos na área da construção, que existem restrições, limitações e responsabilidades importantíssimas a serem respeitadas e seguidas, quando da atividade de construir. Além de trazer a reflexão e discussão a cerca da Norma de Desempenho.

Segundo Pelacani, em 12 de maio deste ano entrou em vigor a Norma de Desempenho para Edifícios Habitacionais de até cinco pavimentos. Criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com a participação de mais de 100 agentes do setor de construção civil, a Norma estabelece critérios e métodos de avaliação do desempenho de sistemas construtivos, como: estrutura, pisos internos, vedações internas e externas, coberturas e instalações hidrossanitárias.

A Norma foi publica em 2008, desde então, as incorporadoras e construtoras tiveram dois anos para se adequarem às novas diretrizes. O texto aprovado, com mais de 700 contribuições de profissionais relativos à atividade, ficou sob consulta nacional por dois meses.

As inscrições devem ser realizadas no telefone (44) 3011- 0011 ou no e-mail aeam@aeam.eng.br. O valor da inscrição é de R$100 para associados da AEAM e estudantes, e R$150 para demais interessados.

Sobre o palestrante - Valmir Pelacani

Valmir Pelacani é Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Maringá (turma 1985). Atua na área de avaliação de imóveis há aproximadamente 25 anos, e como Perito Judicial há 20 anos. Desenvolve relatórios, vistorias, pareceres técnicos e avaliações de bens e de direito extra-judiciais. Tem pós-graduação em Engenharia de Avaliação de Bens e Perícias pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape SP/PR) e Universidade Filadélfia (Unifil). Colaborador Técnico: “Revista de Avaliações e Perícias de Avaliações e Perícias de Engenharia”. Autor dos livros: “O Perito Judicial E O Assistente Técnico” E “Responsabilidade Civil Na Construção. Pelacani é professor do CESUMAR.

Serviço:

Local: Sebrae Maringá

Endereço: Rua Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1116 – Maringá/PR

Informações: (44) 3011-0011

Nenhum comentário:

Postar um comentário